quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Arroz de serra da Estrela

Esta receita maravilhosa retirei-a do blog Pão,Bolos e companhia.
Tinha um queijo da Serra da Estrela quase a terminar e nem pensei duas vezes no que iria fazer com a casca.
Anteriormente já tinha experimentado cozer massa esparguete e colocar lá dentro e levar ao forno apenas para gratinar e derreter um pouco o queijo e fica maravilhoso mas como com arroz nunca tinha experimentado decidi fazer e ficou mais que aprovado!
O arroz simplesmente como acompanhameno de qualquer carne também é muito bom porque fica um arroz solto e muito saboroso.
Cá vai então a receita:
INGREDIENTES:
*1 queijo da Serra da Estrela (casca);
*arroz carolino;
*1 cebola picada;
*2 dentes de alho picado;
*fio de azeite;
*água quente no dobro do volume do arroz;
*pitada de sal;
*1 alho francês;
*1/2 chouriço corrente ou caseiro.

PREPARAÇÃO:

Lavar e escorrer o arroz.lavar muito bem o alho francês e corta-lo ás rodelas fininhas.Cortar o chouriço em tiras finas (eu retirei lhe a pele e tirei um pouco de gordura,visto o queijo já ser um pouco gordo).
Num tacho fazer um refogado com o azeite a cebola e o alho. Fritar em lume baixo a médio.
Acrescentar o arroz e fritar um pouco, mexendo sempre.Acrescentar a água quente e o sal e mexer.Qando a água ferver reduzir o lume para o mínimo possível.
Acrescentar por cima o alho francês e o chouriço. Tapar e deixar cozinhar 10min.. Desligar e deixar cozinhar no vapor mais alguns minutos antes de usar.
Colocar o queijo num pirex ou numa assadeira, rechea-lo de imediato,com o arroz bem quente para que começe a derreter o queijo.
Calca-se bem o arroz para rechear bem todo o queijo e tapá-lo com a "tampa" do queijo.Levar ao forno bem quente mas APENAS 1 a 2minutos para que o queijo não se derreta todo e se desmanche.
Para quem é apreciador de queijo estea receita é fenomenal!

6 comentários:

Fiosdealfazema disse...

Olá Bia,

esta receita tem um aspecto de "valha-me deus que coisa tão boa" que o próximo queijo da serra que entrar cá em casa vai ser comido até à casca.
Obrigado pelas dicas

Bjinhos
Maria Tavares

Nina disse...

Tem muito bom aspecto, afilhada... Nunca tinha visto e sou de uma zona onde o queijo da Serra da Estrela é tradicional...
Tenho de experimentar.

Beijinhos... Continua a fazer receitas boas...

bio_geo_esds@ disse...

Ficou bonito e de certo muito delicioso. Aqui por casa somos fãs. Para a próxima experimente repolho cortado miudinho em vez do alho francês, não o fritando mas colocando com faripas de cenoura por cima do arroz enquanto coze. Veja aqui.

Nina disse...

Afilhada... Tenho um desafio/troquinha para te propor... Está no meu blog... Passa por lá... É uma coisa nova mas espero q aceites... Beijinhos e tem um Bom Carnaval...

Nina disse...

É isso mesmo, Bia... Iremos trocar duas bolinhas em Fimo com cada uma das nossas convidadas... Acho que é um desafio bem giro... Vamos falando para combinar a troca...

Beijinhos.

Faty disse...

Ola amiga

Uma das minhas malas esta em votos e gostava que passasses no blog da vanessa e se achares que eu devia ganhar vota na minha malinha :
http://avanessaguerradesafio.blogspot.com/


Bjos e bom carnaval